mini coelho - Cuidados com seu mascote

Textos e fotos de nossa autoria,protegido sob artigo 9610-9


Cuidados com seu novo mascote - Mini coelhos

Escovação: Deve ser feita diariamente até que ele se acostume com a rotina,no inicio ele pode vim estranhar mais aos poucos ele associa como uma forma de carinho.

mini coelhos
Depois a escovação pode ser feita a cada dois dias nos animais de pelagem curta e diariamente nos de pelagem cheia. 
Evite nós indesejáveis,pois ao colar na pele pode machucar o animal na hora da tosa,além de sua pele ser muito fina não existem muitos pet shop que fazem esse trabalho. 
A escovação ajuda a eliminar pelôs velhos que são ingeridos por eles,como os coelhos não vomitam como gatos acabam por morrer por obstrução intestinal ocasionado por ingestão de pelô.



 Banho - Mini Coelhos
mini coelhos

Quando falamos em banho muitos acham que coelhos são como cães e gatos que pode dar banho direto,porém não é aconselhável.
Pois se não secar bem pode ocorrer problemas como fungos e um resfriado devido a queda de temperatura corporal,além
de ser estressante ao animal.
Caso haja necessidade aconselhável usar Shampoo neutro e
evitar molhar a sua cabeça
 


Dentes - mini coelhos

Os dentes dos coelhos crescem sem parar,por isso a importância de algo que desgaste seus dentes.
Hoje no mercado existem brinquedos de madeiras apropriada para roedores,mesmo o coelho não sendo da família de roedores tem necessidade de desgastar o seus dentes.

mini coelhos

Em caso de crescer leve num especialista,ele vai cortar e deixa-los num tamanho correto evitando assim há má formação também.


Unhas - mini coelhos


Um coelho que vivem mais em piso ou gaiolas vai ter crescimento das unhas mais rápido,aconselhamos sempre cortar as pontas para não deixar que fique torta demais ocasionando até mesmo a quebra dela e um sangramento indesejável


mini coelhos




Pode ser cortado apenas as pontas caso não tenha experiência,pois se cortar muito pra dentro pode ocorrer um sangramento difícil de cessar.

Exercícios  mini coelhos

O exercícios é inevitável na saúde do mini coelho ,são animais que vivem bem em gaiolas,viveiros,porém devem ser solto algumas horas por dia.


mini coelhos

Não aconselhamos criar o mini coelho solto direto, devido a serem animais muito curiosos pode ocorrer acidentes imprevisível colocando sua vida em perigo, para que seja evitado quando o dono não está por perto o correto é deixá-lo preso uma das maneiras mais fácil de ensinar o coelho a fazer suas necessidades dentro da gaiola.
Compre brinquedos e coloque dentro da gaiola dessa maneira ele se distrai até que possa ser solto.
Cuidados com fios,locais onde ele pode se enfiar e ser difícil de tirar, locais aberto onde podem ser presas fáceis.
Todo cuidados é pouco com seu novo mascote.
Cuidado com plantas são tóxicas para eles,ao soltar sempre siga seus passos por medida de segurança.


Como segurar seu mini  coelho



Você sabia que não pode segurar seu coelho pelas orelhas?

Quando o coelho é levantado pelas orelhas ele sente dor,além de correr o risco de destroncar
 O jeito correto é pelo famoso dorso o cangote.

mini coelhos







Apoiando seu corpo sobre a outra mão e formando uma concha embaixo de seu bumbum,assim ele se sente seguro.
É necessário que segure firme,sem precisar apertar,o filhote deve se sentir seguro para não pular ou ficar se debatendo.
mini coelhos




mini coelhos
Crianças deve pegar sentado no chão para que se o coelho pular não quebre suas patas ou até mesmo sua coluna,coelhos são animais que exigem certos cuidados pois seus ossos são mais frágeis,qualquer tombo pode se quebrar,o ideal é que deixe ele a vontade.
Coelhos são presas na natureza e por isso a questão de serem as vezes mais assustados,mais com o tempo eles se associam e se tornam verdadeiros animais de companhia.






Acomodação para seu mini coelho

Seu coelhinho pode ser acomodado em gaiola para coelhos e dentro dela ser colocado brinquedos.
Também existe a possibilidade de um cercado dependendo do espaço que terá em sua residência.
Mais alertando que viveiros devem ser altos ou ter uma tela em cima para que o coelhos não venha pular.



No mercado existe diversos modelos de gaiolas para coelhos,mais todas devem seguir no mínimo o padrão de 60 comprimento x 40 altura x 40 largura ou maior. Os pet shops muita das vezes empurram gaiolas de pássaros ao cliente,porém não é aconselhável,pois suas estrutura é totalmente diferente,os ferros são mais moles e o espaço entre as grades onde pisam são mais abertas,o filhote pode correr o risco de enfiar sua pata e ao puxar quebrar sua pata.

A maioria preferem viveiros montado com telas aramadas vendidas pela internet,você monta de acordo com que quiser,porém deve ser analisada o espaço dos vãos,senão corre o risco de seu mascote fugir.


mini coelhos

Opção de viveiro com divisão,caso queira criar dois coelhos,como após adulto eles brigam aconselhamos deixar em viveiros assim,de preferência casal pra não ter brigas entre as grades.
O cercado é uma ótima opção além de maior você pode deixá-lo direto nele não precisando soltar direto.


Passeio com Guia - mini coelho

Para fazer um passeio com segurança no quintal grande,ou levar ele no colo ao veterinário,o guia vem sendo muito utilizado,porém deve tomar cuidado para não estressar o animal
Ele não deve ser puxado e sim deixar ele andar normalmente.
No colo é uma grande opção com maior segurança para que não venha pular inesperadamente.
Não use coleiras,apenas o corporal.




Não é aconselhável que caminhe com seu coelho nas ruas,não são animais acostumados com a rotina de barulhos extremo,animais que podem vim atacar ele sem você esperar e o coelho pode até se assustar e até ter uma morte súbita.


Lembre-se sempre do bem estar ao seu mascote e uma boa alimentação seu coelhinho viverá muitos anos ao seu lado.






Muito Importante:

Em datas de comemorações,aniversários,final de ano,jogos de futebol é necessário ter um cuidado maior com seu mascote.
Já ouve casos de animais morrerem de susto devido ao barulho dos fogos,gritos alto,por isso tome muito cuidado,procure coloca-lo num local fechado com um som ligado isso vai ajudar a disfarçar o barulho. E tirar a atenção dele ao barulho.



Calor:

Coelhos são mais resistentes ao frio do que ao calor,por isso em épocas quentes procure sempre deixá-lo em locais com bastante circulação de ar,ou caso for deixe um ventilador no local onde ele fica,não deixe ele ficar direto sobre o sol.

Mantenha água fresca sempre a disposição.
Na época do verão,durante o dia eles comem pouco,ficam mais quietos procurando manter sua temperatura corporal,comem mais durante a madrugada,por isso não estranhe deixe ele quieto,evite ficar pegando no colo numa época dessa.
Um piso frio é ótimo para ajudar no calor,garrafas congeladas e colocada ao lado da gaiola deles é muito bom e usado por muitas pessoas.
Pode também manter a pelagem mais curta dos peludos no verão,caso não encontre pet que faça você pode estar cortando com uma tesoura por cima não aprofunde o corte para não haver corte na pele.
Todos esses fatores vai ajudar muito amenizar o calor que cada dia mais vem piorando para nossos mascotes.
Todo cuidado é pouco.







Postagens mais visitadas deste blog

MINI COELHOS